CONSULTOR SEO
O que é um consultor de SEO?
SEO é a sigla para "Search Engine
Optimization", que significa "otimização para mecanismos de busca"
O consultor SEO é uma pessoa com experiência em otimização de páginas para posicioná-las nos primeiros lugares dos principais motores de busca de forma orgânica (fora da plataforma de propaganda paga dos mecanismos de busca), e presta serviços de consultoria profissional sobre esta matéria.
Este profissional
estuda os posicionamento na web calcula as palavras com relevância, organiza os
títulos e as indexa nas posições privilegiadas.
Este conhecimento permite
que ele desenvolva estratégias e ações que melhorem a visibilidade de um site nos resultados dos mecanismos de pesquisa, aumentando o tráfego da web.
Embora pareça ser uma tarefa simples, o trabalho de um analista de SEO requer uma combinação de conhecimento técnico, habilidades analíticas, bem como a capacidade de encontrar
combinações de links relativo ao assunto do site, favorecendo o cliente.
Um consultor de posicionamento do mecanismo de pesquisa deve conhecer todos os aspectos em detalhes para melhorar qualquer site.
NÃO SEJA ENGANADO!!! Falsos consultores com
muito bla bla bla, e pouco resultado.
O Resultado SEO
reflete nos e-mail chegando e o Telefone tocando o dia
todo, Estes resultados aparecem nos primeiros 8 dias dependendo só
site e assunto ou 30 dias, e aumenta gradualmente,
Caso isso não ocorra
estará apenas gastando dinheiro, não seja enganado pesquise os trabalhos
anteriores do consultor.
A Arquitetura da Web
envolve pesquisa de palavras-chave , conversão, HTML5, Web Performance
Otimização, gerenciamento de domínio e servidor, ligação interna, análise de
concorrência, posicionamento incluindo os dispositivos móveis também. E muitas
outras técnicas.
Em quais áreas um consultor SEO
atua?
O consultor SEO pode assessorar e atuar nas seguintes áreas:
- Consultoria SEO
- Pesquisa de
palavras-chave
- Identificação de
concorrentes
- Edição e
programação do site ou página da web
- Otimização do
servidor
- Monitoramento do site
- Monitoramento de
posição (ranking)
- Evolução com
relação à concorrência
- Análise dos links
- Auditoria de qualidade (links quebrados, sitemaps,
etc.,)
- Velocidade do
servidor
Quais as tarefas que um consultor SEO faz para melhorar o posicionamento na Web?
1 ESTUDOS DE PALAVRAS-CHAVE RELACIONADOS
AO ASSUNTO DO SITE
Determinar as
palavras-chave que definem um site e quais são os mais adequados para melhorar o
posicionamento alem disso trazer visitas com relevância.
O desenvolvimento de uma pesquisa de palavras chave profissional
ao tema venda ou assunto.
Bem como os conceitos relacionados à atividade da página,
para que aja visitas aleatórias, mas que principalmente aja visitas Relevantes.
2 QUAL A
DIFERENÇA ENTRE VISITAS ALEATÓRIAS E VISITAS RELEVANTES?
Vamos da um exemplo:
Milhões de pessoas pesquisam por dia a palavra açúcar, porem cada um por um
motivo.
As visitas
aleatórias são visitantes que vem por vários motivos, informação, estudos,
nutrição etc...
As visitas
relevantes são aquelas encontradas de forma precisa, palavras chaves que
encontra aquele que quer e o leva aonde tem.
O que queremos
então: queremos visitas relevantes e entre elas e aceitável que
venham algumas aleatórias.
3 OTIMIZAÇÃO DA ARQUITETURA DA WEB
Um consultor deve ser aquele que analisa
a estrutura de um site para oferecer a melhor organização da
informação.
Seu conhecimento
deve ser aplicado em cada uma das páginas para que a arquitetura da web garanta
boas visitas.
Tudo
o que for feito para os motores de busca as aranhas e os robôs, não
deve refletir nem aparecer para os visitantes.
4 OTIMIZAÇÃO
DE CONTEÚDO DA WEB
O conteúdo de um
site é essencial para alcançar uma melhoria no ranking dos mecanismos de
pesquisa.
O SEO deve otimizar
esse conteúdo para que ele funcione nas palavras-chave importantes para o
posicionamento de cada página, trabalhando com os editores.
O consultor de SEO é
responsável pela marcação da estrutura do cabeçalho.
5
DEFINIÇÃO E ESTRATÉGIA DE LINKs
Os links de
qualidade ajudam um site a aumentar seu nível de autoridade.
O consultor de SEO
deve analisar quais sites são ideais para obter links, como o
link deve ser feito, enquanto monitora o padrão de links em um site para
que seja sempre natural,
6 MONITORAMENTO DO SITE E CONCORRENTES DIRETOS
O consultor de SEO deve se aliar com uma infinidade de ferramentas que o ajudarão a ter um controle periódico e exaustivo da evolução das posições da web por certas palavras-chave, bem como analisar seus links recebidos.
Mas, tão importante quanto controlar a atividade do site, será acompanhar os sites concorrentes porque, a partir desta análise, podem ser obtidas oportunidades de melhoria que aumentam o crescimento da página.
7
ESTUDO PERMANENTE DA NOTÍCIA SOBRE MOTORES DE BUSCA
Uma disciplina sujeita a alterações e atualizações como SEO requer profissionais que dedicam horas diárias a estudar novas técnicas que
ajudem a melhorar os resultados obtidos.
8 ASSESSORIA PROFISSIONAL AO CLIENTE
Todas essas ações e decisões que tomamos para colocar um site na parte superior dos mecanismos de pesquisa
não precisa ser comunicadas aos clientes.
Os Clientes não são
profissionais de SEO nem programadores de web site, logo os Clientes quem
resultados e não explicações miraculosas, os clientes quem caixa de e-mail
cheia, telefone tocando visitas de clientes via web.
o que se deve
apresentar ao cliente e uma tabela gráfica com a evolução do rendimento online
na web.
Desta forma, o consultor de SEO
irá mantê-lo informado sobre o progresso e os resultados obtidos.
A comunicação entre
cliente e consultor deve ser constante, é a maneira pela qual o consultor saberá como transformar as preocupações, desejos e necessidades dessa empresa em uma estratégia efetiva .
Na Imagem acima vemos uma charadinha para os
Consultor SEO, temos três paginas de pesquisa dez posições.
O que são backlinks e qual a importância deles para o seu site?
Backlinks são todos os links, de qualquer lugar da
web, que levam até seu site.
Traduzido do inglês, o termo ficaria como “link – ou
elo – externo”. Quanto mais links de outros sites apontarem para o seu, melhor
será o posicionamento do seu site nas buscas.
Porque os links indicam que ele é muito relevante?.
Existem cinco tipos principais de backlinks, mas antes de conhecê-los precisamos entender o conceito de Link
Juice.
Com os backlinks clássicos, que redirecionam o usuário à página inicial de um site ou blog ou a um artigo específico, vem o link
juice.
Este suco de link é uma parcela da autoridade, medida via ferramenta PageRank dos
Busadores.
O site de saída que é passada para o site de destino.
O link juice vai ajudar o site de destino a melhorar seu próprio
ranque amento nos buscadores.
Mas nem sempre o link juice passa de um site a outro naturalmente, devido aos outros tipos de backlink
que existem, como:
Nofollow links: um backlink com a tag “nofollow” é incompleto, ou seja, não leva o usuário até o site de destino.
Quando você quiser controlar a quantidade de link juice que sai do seu site, adicione o “nofollow” ao link.
Essa é uma prática comum para evitar spams e propagandas em comentários.
Dofollow links: ao contrário do
“nofollow”, o “dofollow” permite que o link seja completo e o link juice
flua para o site de destino.
Root domain links: apontam ao seu site e vêm de um mesmo local, caracterizado pelo domínio.
Por mais que haja diversos links levando ao seu
blog, apenas um será computado.
Low quality links: são os backlinks comprados, ou vindos de sites pobres, como sites de pornografia ou de
spam.
Esses links comprometem e pioram seu ranqueamento nos
Buscadores.
Internal links: são os links de dentro do seu próprio site ou
blog, que existem com o objetivo de apontar ao usuário conteúdos afins e fazer com que ele permaneça mais tempo no seu site.
As palavras que estão ligadas ao link formam o chamado “anchor
text” (texto-âncora) e devem ser bem escolhidas.
Aposte em palavras-chave nas quais você está tentando ganhar autoridade perante os
Buscadores.
Por que os backlinks são importantes?
Os links de qualidade são importantíssimos, embora não sejam mais os principais fatores usados no cálculo do
PageRank.
Com a mudança do algoritmo do
Google, em 2016, os links comprados, ganhos através de práticas de spam e feitos em sites cujo conteúdo nada tem a ver com o do seu site ou blog passaram a contar pontos negativos no
ranque-amento.
Essa mudança aconteceu para que, cada vez mais, os back-links demonstrem a autoridade de um site.
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